INDIA

ÍNDIA ANTIGA

FORMAÇÃO:
A formação da Índia começou a partir da acupação do Rio INDO pelos drávidas. Esse povo fundou cidades como HARAPPA E MOHENJO-DARO, cidades com desenvovimento dos sistemas de irrigação e coleta de esgotos. A economia desse povo era baseada na agricultura, os rios ajudavam no seu desenvolvimento.
Um importante rio da região sofreu desviu e secou, afetando essas comunidades , ocorrendo a migração dos povos, superpopulação e distúrbios sociais.
Esse enfraquecimento ajudou na invasão dos arianos, povos guerreiros que dominaram os drávidas.
Arianos: povos nobres, guerreiros que combatiam em carros puxados por cavalos, utilizavam arcos, armas de bronze.
Eles ocuparam o vale do Rio Ganges.

Concluímos então que a cultura indiana foi a junção dos drávidas com os arianos. Eles integraram seus costumes e cultura.

COMÉRCIOA agricultura era a base economica, cultivavam trigo, cevada, ervilha, melão. Os artesãos fabricavam ferramentas e armas de metal. Os mercadores comerciavam a longas distâncias, com chineses, persas e mesopotâmicos.

CASTASA sociedade indiana é dividida por um sistema de castas , que separam as camadas sociais e possuíam direitos e deveres diferentes.
Quando os arianos chegaram já trouxeram algumas divisões sociais, já que se sentiam superiores aos drávidas.
1-> XÁTRIAS: Corresponde aos nobres, guerreiros
2-> BRÂMANES: sacerdotes que controlavam os rituais e interpretam os livros sagrados.
3-> VAIXÁS: comerciantes, artesãos, e agricultores.
4-> SUDRAS: eram os escravos.
5-> INTOCÁVEIS: pessoas excluídas de todos os direitos e consideradas impuras.


VEDAS: são os livros sagrados, principal fonte para o estudo da história da índia do período ariano. É um conjunto de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas e comentários sobre a natureza humano.

RELIGIÃO

BRAMANISMOS
É a antiga religião ariana, relacionada ás forças da natureza. Acreditava-se que os deuses eram como os humanos, que se alegravam com presentes e se entristeciam diante do desprezo.
Eles ofereciam ouro, bebidas, ou faziam sacrifício de animais. Antigamente ela era Politeísta, depois com a leitura dos Vedas foi modificada e se tornou Monoteísta, sendo assim Brahma um Deus total. Segundo o bramanismo (brâmanes) teriam nascido da boca do Deus Brahma na criação do universo.

HINDUÍSMOEla derivou do bramanismo, muito complexo, baseada no politeísmo, ele também admite a idéia da reencarnação( sua alma pode renascer em outra pessoa ou animal) e da base para os sistemas de castas.
Os deuses eram considerados mais poderosos e formam uma trindade entre Brahma( Deus da criação), Vishnu( Deus da conservação da ordem natural e da lei do universo) e Shiva( Deus da criação) . Mais sua alma só alcançará sua libertação total se atingir o chamado NIRVANA.
Para os hindus, os animais são sagrados, como a cobra e a vaca.
BUDISMO
É o conjunto de ensinamentos de Buda( aquele que sabe). Sua origem vem de uma lenda de Sidarta, um nobre que nasceu no norte da Índia. Sidarta abandonou o palácio do pai e tornou-se um andarilho. Buscava a salvação por meio da meditação, tornando-se Buda. Foi ai que Brahma pediu a Buda que difundisse o que tinha aprendido. o Budismo não acredita em nenhum Deus como criador poderoso.


INVASÕES
A Índia não tinha um governo unificado, era dividida em reinos chefiados pelos MARAJÁS, que eram solicitados para união de uma luta contra um inimigo comum.
Mas por conta de não ser unificado, facilitou a invasão de vários povos: os persas, Alexandre, o Grande que depois dominou os Persas e anexou o vale do Rio Indo ao seu império.

DINASTIAS

1ª DINASTIA- MAURIAEm 275 a.C. A dinastia Mauria unificou politicamente a índia, adotou os ensinamentos de Buda, negando assim o sistema de castas, pregou o pacifismo. Mas após a morte de Açoka, o império entrou em decadência e voltou a ser dividido em reinos.

2ª DINASTIA- GRUPTA
Por volta de 320 d.C. essa dinastia promoveu uma nova unificação, seus Reis voltaram a colocar o hinduísmo como religião predominante. Dois séculos mais tarde, o império Grupta foi destruído por invasões estrangeiras, dividindo mais uma vez , a Índia em pequenos reinos soberanos.

Parte 1 
 
Parte 2

CLICK NA IMAGEM ABAIXO E JOGUE UM SUPER JOGO SOBRE A INDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário